terça-feira, 2 de novembro de 2010

CARLOS, SEBOS E BARBAROS DE NATAL




Recentemente visitei o centro comercial do Alecrim, mais precisamente o camelodromo de lá. Um local bastante central e que rê locou todos os ambulantes que viviam e pululavam as calçadas das lojas e tornavam dura o tráfego dos pedestres em suas margens. Algum tempo depois, constatamos que a situação, mesmo com a implantação do camelodromo não mudou, pelo contrário só se agravou. Nunca houve tantos comerciantes "alternativos" quantos o que temos hoje no Alecrim. O problema acredito, não é resolver proibindo-os de exercer seu comercio e nem de criar ou ampliar o centro comercial que foi criado para eles. Acredito que o problema é de ordem global e que deve ser encarado com bastante seriedade, pois devemos ter em mente que a maioria dos que lá trabalham são trabalhadores que estão amargem da população ativa e que encontraram, apenas este meio de vida para sobreviver e sustentar sua família. A situação que encontramos hoje no Alecrim continua tão atual quanto a uns cinco a sete anos atrás. Entretanto, muita coisa mudou e o Alecrim destes últimos anos, apesar de aparentar não ter havido nenhuma mudança significativa, houve alguns acrescemos no comercio, e surgimento de novos problemas, um bom exemplo é o surgimento e comércio de DVD´S piratas, que são ilegais perante a lei. Não obstante, este assunto é muito espinhoso para discutirmos aqui e que nos desviaria de nosso real objetivo, a saber identificar o porque os sebos no Alecrim estão desaparecendo.

O que necessariamente encontrei na visita aos Sebos do Alecrim é um processo de declínio e extinção dos sebos de lá, que não conseguiram se adaptar as exigências que urgem do mercado atual, que diga-se de passagem não são nada boas. Já fazia algum tempo que eu não passa por lá, realmente o tempo voa. Meu objetivo era ver se antigos amigos meus, ainda negociavam e continuavam com o "duro" oficio de viver da venda e troca de Livros, revistas, periódicos, cd´s e gibis no camelodro, último reduto dos sobreviventes de uma cidade ignorante e barbara que cada vez mais se afunda na ignorância de sua vida "civilizada" e que não tem nenhuma sensibilidade intelectual, pois nunca foi e talvez nunca será capaz de apreciar algo mais refinado em suas vidas. Talvez não pela falta de oportunidade, mas por simplesmente acharem que cultura, leitura, informação e Política são assuntos chatos. Fico muito decepcionado quando vejo pessoas pobres de "espírito" declararem que não gostam de ler ou de pensar, quanto mais de política. Podemos perceber então, que estas pessoas continuarão imersos no lodo da ignorância e possivelmente continuaram a viver uma vida medíocre e, pior se forem Pais, tornaram seus filhos igualmente parecidos com eles.


O desaparecimento dos sebos nada mais é do que o reflexo da própria sociedade em que estão imersos. Neste cenário, encontrei meu velho conhecido Carlos, último sobrevivente do abandono e debandada geral dos sebistas do Alecrim. Segundo o que ele me relata o comércio ilegal de DVD´S e a falta de clientes que comprassem livros foram responsáveis pela falência e penúria do mercado sebista daquela parte da cidade a perspectiva é que ele siga o mesmo caminho, mas como diz Carlos, enquanto ele puder continuará a negociar com os Livros, revistas e gibis. Pois o mesmo considera, seu oficio um prazer do que um trabalho. Os Gibis e quadrinhos de luxo é a especialidade do seu sebo. Carlos é um dos poucos camaradas que conheço que entende de quadrinhos, ele é um especialista da área e, portanto conhece a diferença de uma revista rara para apenas mais um número qualquer. Em seu sebo podemos encontrar muitas raridades como, por exemplo, a extinta revistinha Herois da Tv da Marvel número um e as vezes ele têm vários números baixos desta coleção e de outras. Encontramos outras especialidades neste nicho, como por exemplo, as Graphis Novels e os Quadrinhos especiais ráros. Carlos observou que tem determinados números exclusivos de Will Eisner, Esquadrão Alien entre outros números. Por saber distinguir o que é um quadrinho verdadeiramente raro para um que não é, Podemos inferir que Carlos cobra um preço adequado ao número procurado. Isto não quer dizer que é um preço consideravelmente alto, mas que esta dentro das possibilidades do mercado, basta ver o mercado pago ou no google determinados sites especializados em quadrinhos e seus preços.


Podemos dizer, para finalizar este artigo, que não é de se surpreender que a Educação em nossa Cidade Natal/RN, esteja tão aquém do restante do País. Basta olhar o ranking do Estado no portal do MEC, para constatar a precariedade e falência do Estado, da Sociedade e de cada um de nós com nossa Educação e as dos nossos filhos. Os sebos, por tratarem com um artigo , que no caso são os Livros, que tem relação estreita com a educação de cada um de nós, mostra bem o processo de decadência intelectual e moral de cada cidadão norteriograndense. E que continuam a estimular e propagar para as gerações futuras esta mais completa e niilista barbárie em nosso Estado.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário