segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SUGESTÕES E AFINS SOBRE LITERATURA GÓTICA



Bem, tenho algumas sugestões que poderiam vir a serem lidas sobre Literatura Gótica, especificamente, as clássicas. Este género tem muita coisa boa para ser lida, mas por falta de meios de comunicação que facilitem a vida dos raros leitores de nosso País que pudessem dá sugestões de leitura, os mesmos estão entregues a própria sorte, e portanto, perdidos. Podemos dizer, ainda, que salvo alguns blogger existente na Internet que tratam do assunto, os outros meios de comunicação, a televisão aberta, o radio e jornais, parecem esquecer que existe uma espécie de ser que lê e busca uma formação cultural mais substancial. Todos eles estão interessados na propagação de um público ignorante e que não tem o mínimo de pensamento autónomo para exigir seus direitos, incluindo de ter mais acesso a cultura e a informação de qualidade. Salvo determinado canal solitário que ainda é uma seara da inteligência, os demais prezam igualmente pela prática do mais do mesmo. Tendo ainda o despautério de por programas que em nada edificam mas destroem o pouco de cultura que existia em mentes tão singelas. Todavia o problema é que temos de nos encolher cada vez mais ao público ignorante e que parecem ser cada vez mais semelhante a aqueles filmes de zumbis ou de mortos vivos que não pensam, não falam, não andam e ainda por cima só pensa em acabar com alguém que ainda tem um pingo de pensamento autónomo. Em suma temos de nos proteger. Mas como podemos fazer isso? Ora através da leitura e da busca de rever a literatura clássica. No nosso caso vou sugerir alguns livros que tem como temática o "medo", na realidade são três de autores diferentes, mas que possuem a temática acima indicada.

o primeiro deles atende pelo nome de William Hope Hodgson e o conto chama-se "A casa do fim do mundo". Este livro é um clássico e para quem não tá com dinheiro é fácil encontrá-lo disponível em site em Inglês. Todavia pode ser que exista alguém que o tenha traduzido. Bem a respeito da historia, o foco principal do conto, esta centralizada em uma série de acontecimentos bizarros que acontece em uma estranha casa edificada em uma colina íngrime a beira de um abismo. Os moradores do arredor da casa a temem, devido haver acontecido estranhos acontecimentos que envolviam um determinado mistério relacionado ao velho casarão.

A segunda dica, tem como foco o autor Charles Dickens. Encontramos uma boa reunião de seus contos em um livreto que têm como título "Charles Dickens: Histórias de Fantasmas" editada pela L&PM POCKET. Nesta edição, apesar de ser modesta e aparentemente desprentenciosa, encontramos o que há de melhor do autor sobre o assunto. O livro trás o que há de mais interessante sobre contos de terror e medo como o caso do conto " O sinaleiro" e o sensível e aterrorizante conto " Uma criança sonhou com uma estrela" que é uma das mais idílicas e deslumbrantes formas narrativas que podemos encontrar em termos de literatura.


A terceira dica de leitura é representada por ninguém menos que a obra "O médico e o monstro" (ou O doutor Jeckel e mister Hyde, editada pela L&PM POCKET) escrita pelo autor Robert Louis Stevenson. Nesta obra, encontramos um cientista em volta com sua busca incessante, buscando com isso, por solucionar o mal estabelecido em nosso inconsciente, separando com isso, o lado mal daquele lado bom que cada um de nós temos.

Posteriormente, prometo que comentarei outros titúlos e indicarei outros autores. Neste sentido, também, farei analises e pequeno comentários sobre o mundo da literatura, especialmente, do horror gótico.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário