quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festival "Agosto" de Teatro

PROGRAMAÇÃO
Sábado (9)
Agreste - Grupo Razões Inversas (SP)
Início: 20h30
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
Sinopse: Com uma narrativa nada conservadora, “Agreste” conta a história de um casal de lavradores vizinhos que têm que fugir de sua terra e encontrar outro lugar para poder viver seu amor. A morte de um deles, porém, traz uma revelação surpreendente que muda o curso da história.
Domingo (10)
Volta ao Ponto - Grupo de Teatro Janela (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol).
Sinopse: Livre adaptação do conto “Além do Ponto”, do dramaturgo e escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. Os atores partem das suas memórias e também das lembranças alheias para abordar a angústia e a sensação de plenitude que elas provocam.

Milagre Brasileiro - Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
Início: 21h
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira).
Sinopse: “Milagre Brasileiro” é um espetáculo experimental que aborda os “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar brasileira, culminando com a decretação do AI-5. O foco é o “desaparecido político”, sujeito cuja estranha condição, nem morto nem vivo, serve de ponto de partida para a investigação de um dos períodos mais sombrios da história brasileira. A partir da experimentação de novas formas narrativas e com a execução ao vivo de sua partitura musical, o espetáculo põe em cena a figura mítica de Antígona para dialogar com nossos mortos. Também utiliza como referência o “teatro desagradável” de Nelson Rodrigues e seu “Álbum de Família”.
Segunda-feira (11)
Flúvio e o Mar - Coletivo Artístico Atores a Deriva (RN)
Início: 16h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Sinopse: Um menino com um destino de onda, um desejo de mar. Assim é Flúvio, que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e parte para uma aventura em busca do mar, porque, segundo ele, é do mar que nasce toda a vida.

Meu Nome - Grupo de Teatro Casa da Ribeira (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
Sinopse: O grupo, sob a coordenação da Companhia Brasileira de Teatro e do seu diretor, Márcio Abreu, criou um espetáculo baseado no sentido amplo de identidade e afirmação social que advém do próprio nome. O título do espetáculo revela o caminho de pesquisa do grupo, que busca, através de um roteiro fragmentado, dar voz às suas inquietações mais genuínas. Os atores falam de temas diversos e de maneiras diversas. Falam de amor e desamor, falam de teatro, de preconceito, de desejos frustrados e de sonhos ainda por realizar; contam segredos, reclamam, cantam, dançam, procuram expressar a potência e a diversidade de sua geração; tentam, através do teatro, afirmar seu lugar no mundo.
Terça-feira (12)
Em Cada Canto Um Conto - Grupo Estação de Teatro (RN)
Início: 16h30
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
Sinopse: O espetáculo trata da narração de histórias populares e parlendas, contadas pelos atores Nara Kelly e Caio Padilha. A música é executada ao vivo, num diálogo direto com a cena, em que os atores investem no corpo e na voz para a transformação de diferentes personagens. As parlendas, vinhetas e canções emprestam fluidez e um tom divertido, permitindo momentos de interação com a plateia.

As Bandosas - Cia Focart de Teatro (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Sinopse: A peça é uma comédia de costumes que mostra, de forma irreverente, os diversos aspectos da hipocrisia humana.

O Bizarro Sonho de Steven - Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias (RN)
Início: 21h
Local: Tecesol (rua Governador Valadares, 4853, conjunto Pirangi)
Sinopse: O espetáculo mostra o lado torcido do ser humano que sobrevive no mundo real como mero consumidor passivo de mensagens. A dramaturgia teve como raiz o texto do potiguar Eduardo Vinicius, criando o universo subjetivo dos sonhos, em que conflitos e emoções afloram de maneira inusitada e sem explicação.
Quarta-feira (13)
A Companhia Burlesca de Espetáculo - Grupo Artes e Traquinagens (RN)
Início: 16h30
Local: Pátio da Pinacoteca (ao lado da praça André de Albuquerque, Cidade Alta).
Sinopse: O espetáculo narra a trajetória de um grupo de atores itinerantes, com raízes nas artes circenses e na Commedia dell’arte, que apresenta nas ruas e espaços diversos seu repertório de quadros teatrais: Tabarin, o guarda de honra, das farsas tabarínicas; A loja de chapéus, fragmento do texto “Cabaré Valentin”, de Karl Valentim; O romance de Dom Carlos de Alencar e Clara menina, de domínio popular; Coração materno, de Vicente Celestino; A Gioconda, de Jefferson Fernandes; além dos textos da própria companhia, que mostram os conflitos internos comuns aos grupos de teatro.

Matrióchka: Uma História Dentro da História - Grupo Estandarte de Teatro (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Sinopse: O espetáculo é a história contada inicialmente por Ítalo Calvino, no romance “O cavaleiro Inexistente”, e narra a saga de Agilulfo, cavaleiro do exército de Carlos Magno, conhecido e odiado por ser um homem metódico e impecável no cumprimento de seus deveres e das leis da cavalaria. Apesar de todas as qualidades de caráter, Agilulfo não possuía um corpo; era apenas uma armadura vazia.

Pai e Filho - Pequena Cia. de Atores (MA)
Início: 21h
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
O espetáculo foi criado a partir da obra “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, e leva ao espectador problemas que vão além do conflito de gerações, mostrando uma relação simbiótica entre pai & filho.
Quinta-feira (14)
Achado Não é Roubado - Cia. Tropa Trupe de Arte (RN)
Início: 16h30
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
Sinopse: O espetáculo conta a história de uma trupe de palhaços que encontra um circo abandonado e resolve “tomar de conta”. O que a trupe não sabe é que o circo tem dono e que ele só vai permitir que os palhaços fiquem no lugar se apresentarem um ótimo espetáculo.

Negrinha - Cia. Manacá de Teatro (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Sinopse: O espetáculo é um retrato do Período Colonial, mostrando a influência africana na formação do povo brasileiro.

O Pulo do Gato - Grupo O Pessoal do Tarará (RN)
Início: 21h
Local: Centro Experimental (avenida Hermes da Fonseca, Tirol – ao lado do Aero Clube).
Sinopse: O espetáculo não utiliza a linguagem verbal. Os atores expressam sentimentos humanos a partir de situações corriqueiras de violência, carinho, solidão e amizade, utilizando o corpo como ferramenta fundamental de expressão. As situações são vividas com os atores interpretando animais (cachorros e gato). Apesar disso, o humano está presente o tempo inteiro, transformando o espetáculo num espelho de nossa sociedade.
Sexta-feira (15)
A Farsa do Poder - Grupo OsFodiDários (PB)
Início: 16h30
Local: Pátio da Pinacoteca (ao lado da praça André de Albuquerque, Cidade Alta).
Sinopse: A peça é uma livre adaptação da obra homônima do dramaturgo potiguar Racine Santos, e se passa na pequena cidade de Cudimundo. O prefeito corrupto e o delegado, seu braço direito, veem seu poder ameaçado pela chegada do governador.

Ultraje - Grupo Elas e Companhia de Teatro (RN)
Início: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Sinopse: Dividido em pequenos e ácidos monólogos, o espetáculo tem uma linguagem rápida, direta e divertida. Fragmentos do cotidiano foram recolhidos para a construção das narrativas, levando o espectador a olhar o cotidiano com os olhos do inusitado. O espetáculo é rápido, mas nada rasteiro, ao alfinetar, de forma inteligente e divertida, certos personagens da vida real.

Esparrela - Grupo Bigorna de Teatro (PB)
Início: 21h
Local: Teatro Alberto Maranhão (praça Augusto Severo, Ribeira)
Sinopse: “Esparrela” conta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas.
Sábado (16)
Para Eros e Thanatos - A Tropa do Balaco Baco (PE)
Inicio: 20h
Local: Mãos nas Artes (sede do Grupo Artes e Traquinagens)
Sinopse: Partindo de uma pós-dramaturgia sobre poemas de Ascenso Ferreira: Oropa, França e Bahia, e de Zé da Luz, vingança de Caboco, a intervenção teatral PARA EROS E THANATOS – poemas de amor e morte é um exercício de representação que busca a aproximação da arte teatral e suas investidas pela diversidade literária.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário