sábado, 23 de outubro de 2010

II FliPipa

O II Festival Literário de Pipa ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na praia de Pipa, no litoral sul do Estado. O evento deve reunir alguns dos maiores autores de língua portuguesa, além de estudiosos, educadores, pesquisadores e intelectuais, jornalistas e artistas norte-rio-grandenses e o grande público.

Já estão confirmados alguns dos maiores autores da literatura contemporânea: João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Geraldo Carneiro, o escritor Moçambicano Mia Couto, Frederico Pernambucano de Mello, Daniel Galera, Raimundo Carrero e Laurentino Gomes.



O escritor, jornalista e tradutor Daniel Galera realizando a Oficina Literária, durante os três dias de Festival. Segundo ressaltou o próprio ministrante, a oficina será focada no gênero conto, com ênfase nos seguintes tópicos: diferença entre autor e narrador, tipos de narrador, construção de personagem, estrutura e tempo da narrativa, subtexto e clímax. Tudo numa abordagem leve, voltada para os estudantes. Os autores trabalhados serão Anton Tchekhov, Sérgio Sant´Anna, Luiz Vilela, Daniel Pellizzari, Paulo Scott. Nos dois primeiros encontros alternariam exposição de conteúdo com exercícios de escrita em aula, e o encontro final será um mini-seminário para leitura e discussão de contos produzidos pelos alunos.

Pipinha Literária

Várias ações serão voltadas principalmente para a comunidade escolar. Serão três dias onde estudantes e professores participarão de debates literários, oficinas de literatura, vivências teatrais e audiovisuais envolvendo ONGs, escolas e entidades educacionais de Tibau do Sul e cidades vizinhas. 

Cinema

Como não podia faltar, também está programada a Mostra de Cinema, nos turnos da manhã e tarde, durante os três dias. Haverá exibições e debates sobre o conteúdo de filmes nacionais de curta metragem nos gêneros de animação, documentário e ficção. 


O evento é uma grande oportunidade de reunir cabeças pensantes, discutir idéias e quem sabe por algumas delas em prática... Ainda de quebra o cenário da praia de Pipa ao fundo.  :)

Breve programação completa.

Xêru

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário