quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quadrinhos adultos retornam as prateleiras

Apartir de hoje teremos um cantinho especial para comentar acontecimentos do mundo dos quadrinhos, livros e música e tudo que seja relacionado a estes temas. Contamos, também, com sua opinião sobre alguma coisa que tenha lido, escutado ou visto aqui para compartilhar conosco, neste maravilhoso blog, um dos mais democráticos que temos.
O nosso primeiro tema esta relacionado ao retorno de uma das revistas em quadrinhos mais bem conceituadas do mercado mundial, A VERTIGO. Sim camaradas, ela voltou e espero que seja para ficar. A linha adulta no Brasil parece padecer de algo que a segure no mercado editorial e a VERTIGO não escapou a esta premissa. Muitas editoras tentaram estabelecê-la em uma linha editorial normal, entre elas a grande editora Abril cultural,Brainstorm e por último a Pixel . Esta última públicou as historias até o número 21 na extinta Pixel magazine. Todavia como todo o resto não conseguiu segurar a onda e parou de públicar esta linha.
As justificações para esta falta de capacidade de se firmar como uma públicação regular são inúmeras, vai desde dizer que não tem mercado para este tipo de literatura ( coisa que este modesto comentárista discorda) até falar que as historias são muito violentas e a temática obscura e que fere determinados principios morais ( como se isso fosse justificativa!).
Bem o fato é que esta linha não tem uma durabilidade satisfatoria como as outras linhas que seguem o tipo super poderes e capa. Os herois são basicamente humanos que se envolvem em problemas humanos até Hellblazer que mexe com magia pesada tem situações em sua temática humanas e não estão munidos de poderes e força que os tornam quase deuses. Eles não atravessam prédios ou erguem pesos descomunais, pelo contrário se ferem e são fracos podem até morrer, afinal, são humanos. Todavia se não tem poderes extraordinários que façam o leitor se prender a eles, por outro lado, possuem aquilo que chama mais atenção em um bom leitor e que é o motivo de maior atração por este gênero, a saber, sua humanidade. Os personagens possuem problemas e familia, podem mentir para se safar ou correr com medo daquilo que não podem controlar, em fim seu maior desafio é confrontar-se com seus próprios problemas e com o dos outros, sejam eles de um amigo ou familiar.
Então o que podemos fazer para a linha adulta se torne regular? Acredito e isto é apenas uma opinião minha, que o que falta para o sucesso da linha adulta é uma insistência maior das editoras nesta temática e redirecionar seus esforços na perspectiva de atingir com maior esforço este público alvo não é desistindo a primeira dificuldade que se origine. Muitos bons negocios obtiveram sucesso com a insistência e não pararam nas primeira dificuldades que surgiram. Portanto, podemos concluir que o mercado para o quadrinho adulto têm, basta insistência e bom material para atingir e arregimentar este público que cada vez mais cresce.
Assim devemos dá boas vindas a Panini e sua incrivel iniciativa e coragem em públicar a VERTIGO no Brasil e espero que ela dure mais que as outras, afinal esperança como dizem: é a última que morre.

Agora, vamos ao que interessa. Depois de ficarmos orfãos da revista pixel magazine que trazia histórias na linha adulto com personagens como john constantine, promethea, DMZ, Y o último homem entre outros. A editora Panini, resolveu continuar a linha adulta trazendo de volta a extinta revista vertigo com matérial novo. As novidades incluem histórias de primeira linha, como por exemplo VIKINGS de Brian Wood e Davide Gianfelice; ESCALPO de Jason Aaron e R.M, Guéra; SANDMAN APRESENTA: A TESSALÍADA de Bill Willingham e Shawn McManus; NEIL GAIMAN: LUGAR NENHUM de Mike Carey e Glenn Fabry e por último e não menos impotante HELLBLAZER de Mike Carey Steven Dillon. Devemos, igualmente mencionar que outras públicações na linha adulta esta para ser relançada como HELLBLAZER-CONGELADO, públicada anteriormente na Pixel magazine e que não foi concluida e o encontro entre AUTHORITY VERSUS LOBO um dos personagens mais insanos da DC. Por enquanto é só isso mais espero voltar com mais novidade. Antes de terminar devo parabenizar Weynna por este blog e sempre que puder estaremos aqui ajudando-a. Mande comentários para nós. Valeu pessoal.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário