sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Fase adulta dos Quadrinhos - Parte 1

Começamos a partir de hoje uma viagem bastante interessante sobre o surgimento do que se convencionou chamar "Quadrinhos adultos" ou como é conhecido em alguns meios "arte sequencial". Passaremos a analisar, parcialmente, a trajetoria deste ramo de historias nas HQs. Procurarei resumir ao máximo o percurso dos principais argumentistas e personagens que trataram deste assunto em particular. As fontes são inúmeras, e vários personagens e seus criadores iniciaram esta trajetoria que se mostrou muito mais longa e antiga do que imaginávamos. Agora procurarei ilustrar o seu possível começo, e talvez, ilustrar os seus principais personagens e criadores. Também gostaria de analisar seus criadores e como os mesmos trataram de temas adultos já em sua respectiva época. Farei esta análise aos poucos e com tempo. Separarei minha análise em partes e farei toda as matérias abordando determinados aspectos relevantes a este ramo de historia.






Devo antes de tudo, avisar a todos que esta viagem, pois é assim que eu a considero, deveria ser feito com vocês, pois só teria sentido se fosse acompanhado de interlocutores para não virar uma retórica particular. Devo dizer, igualmente, que este estudo não esta fechado e que a pesquisa continua, portanto este estudo pode conter erros que vão em seu devido tempo serem corrigidos. Bem, esclarecido estes pontos, podemos iniciar nossa jornada.






Começarei aqui abordando os primeiros personagens e seus criadores e o que os faz serem considerados HQs com temática adulto. Iniciarei minha análise com os primeiros indícios fortes de algo que poderia ser chamado de HQ adulto. O primeiro personagem de nossa análise tem sua origem no ano de 1912 e se chamava Tarzan. Ele surgiu da criação do escritor estaduniense Edgar Rice Burroughs no Romance "Tarzan of the Apes". O personagem é filho de Ingleses, porém foi criado por macacos "mangani" na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, lorde Greystoke. O personagem de Burroughs se chamava Tarzan devido a cor de sua pele que era muito clara e sem pelos e por isso foi chamado com este nome pelos macacos. Tarzan, portanto, na língua dos macacos significa "pele branca".






Podemos neste ponto chamar atenção para uma particularidade bastante interessante, Tarzan não foi o único personagem na mitologia literária a ser criado por animais, lembremos que os fundadores de Roma, Rómulo e Remo foram criados por lobos. O que nos leva a pensar que a temática literária foi transportanda para o universo da HQ. Alias, se observarmos bem as Historia em Quadrinhos alia dois efeitos interessantes. O primeiro é o visual, pois através da ilustração podemos ter contacto com a possibilidade de visualizar o heroi, coisa inexistente na literatura convencional. Em segundo lugar, o do diálogo aliado a arte visual, que elevou este gênero a um novo patamar de comunicação, criando com isso um novo tipo de mídia, as HQ, o que deu origem as tiras dominicais nos jornais. Assim podemos dizer que a atração para os quadrinhos deriva da união de dois fatores importante para os seres humanos o visual e a linguagem com que era expresso nas tiras. Tarzam e muitos outros tiveram sua origem através desta união.
O personagem teve vários ilustradores de talento mais existe um que se destacou mais que os outros, seu nome Harold Foster (que posteriormente viria a criar e desenhar outro personagem de temática adulta, o príncipe Valente, que abordaremos mais tarde). Ele foi o primeiro artista a desenhar o personagem em 1929 e depois de um tempo o retomou em 1931 desenhado páginas dominicais do personagem. Foram públicado sobre seu traço várias tiras sobre Tarzan. No total foram sessenta tiras diárias de "Tarzan of the Apes" o que deu, através de seu traço, algumas características bastantes interessantes como os ângulos cinematograficos e a amplidão quadro a quadro das paisagens da floresta.




A temática do personagem, também ajudava. Uma criança perdida na floresta inóspita cercada de perigos por toda a parte e orfã de pais, chamava a atenção aos sentimentos dos leitores. Seu aspecto frágil e deslocado do local em que vivia acrencentava ao personagem um teor humano que chamava a atenção para os sentimentos de solidão do personagem perdido em meio a feras ao mesmo tempo que inquitava o leitor sobre a fragilidade da vida dos homens diante da magnitude de forças naturais que não conseguimos controlar. Estava, portanto, lançado os primeiros temas adultos em HQ. É interessante notar que isso a primeira vista não foi notado a princípio. As Historias em Quadrinhos desta época, eram basicamente muito ingênuas, e em sua grande maioria era públicada em tiras diárias em jornais que eram lidas rápidamente e em sua maioria por crianças. Podemos dizer assim que os Quadrinhos começaram dependentes de outro meio de comunicação, os jornais, antes de adquirirem sua independência e se tornarem como a conhecemos hoje em dia.


Podemos finalizar esta parte dizendo o seguinte: Tarzan foi um dos primeiros personagens a abordar temáticas que podemos considerar adultos hoje em dia. Todavia exitiam muitos outros personagens que tinham chegado a abordar temas mais adultos que não consideramos aqui. Comecei com Tarzan com efeito meramente de análise para mostrar que seus temas apesar de parecerem bastante batido e até piegas para nós hoje em dia, também abordou em sua época temas adultos, embora não tenham sido observados com devida atenção em sua época. Continuaremos nossa análise abordando outros personagens que tiveram a mesma temática e com maior profundidade. Até o próximo encontro...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário