quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Brasil fora do Oscar 2010

"Salve geral", de Sérgio Rezende, está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. O longa, de R$ 9 milhões, era baseado nos ataques do PCC em São Paulo, em maio de 2006. A Academia Cinematográfica de Hollywood divulgou, esta quarta-feira, nove longas que vão concorrer às cinco vagas de indicados. O Brasil brigava com mais 64 países.
fonte: Yahoo!cinema



Porque será? Não tenho idéia de quem  escolhe os filmes que vão concorrer a participação do Oscar, mas sei que tá sendo no mínimo mal escolhido, nós estamos melhorando muito no campo cinematográfico, mas os filme que não são bancados pela Glogofilmes nem tem chances de serem ao menos conhecidos do publico brasileiro. Escolher filme que falam de favela, tráfico de drogas, violência não faz brilhar os olhos de ninguém, e não cola mais, se nós não temos prestígio na mídia internacional, então que a pouca imagem que passa do nosso país seja a melhor. Enfim essa notícia é no mínimo esperada por quem acompanha cinema no Brasil e até pra quem não se interessa por filmes nacionais. Faço campanha de bons filmes seja ele de que país for, mas sendo do meu, fico mais empolgada. Ai vai uma lista de filmes nacionais bem legais, já que não passa no cinema, façam download na net. Depois passo os links.
  • Ilha das Flores (documentário)
  • Lavoura Arcaica
  • O homem que copiava
  • Abril despedaçado
  • Bicho de sete cabeças
  • Diários de motocicleta
  • Amarelo manga
  • O jardineiro fiel
  • O auto da compadecida
  • O cheiro do ralo
  • Estômago
  • Madame satã

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

gente desculpa o desabafo, mas é foda!

gostei do novo layout!
é esse lance de favela já era! até pq zé pequeno ja morreu... haha

aê Weynna,
De fato,depois da fase ditatorial o mundo deixou um pouco de pensar,hj temos tudo(boas idéias,ricos em cultura,boa tecnologia,bons atores,e bons viu...)e ainda assim,em alguns momentos não vemos a boa história,em contradição existem maravilhosos atores,bons diretores lhe bastam saber usar o cérebro e por o filme em ação..
nina!

A vida está uma política sem fim. Tudo o que pensamos no meio social é controlado por uma política de aproveitamentos, o qual faz parte de um capitalismo pobre,barato e que deixa toda uma história de degradação cultural e moral para a mente humana.

" Num mundo estritamente utilitário, todos os fins tendem a ser de curta duração e a transformar-se em meios para outros fins." (Arendt)

Um dos irmão Barreto, acho que o Bruno, o que fez o Quatrilho defendeu as indicações ao Oscar de melhor filme estrangeiro utilizando argumentos que ao meu parecer não são fortes. Em primeiro lugar ele defende o aspecto justo idôneo da academia, americana que preside o Oscar. Em segundo, lugar Bruno diz que acha dificil haver qualquer tendência a privilegiar um filme em detrimento de outro, por que o juri e formado por gente ligada ao cinema que soma, no caso do juri de cinema estrangeiro, nós que vivemos nas americas, não do norte mas a latina, somos estrangeiros,uns 250 votantes o que dá características justa a seleção dos filmente que irão disputar o Oscar. Ele insiste dizendo que foram este ano, no caso de 2010 muitos indicados e que todos são bons filmes e ótimos candidatos ao oscar. Todavia, escuto da boca do próprio Bruno o seguinte: "a acadêmia privilegia filmes estrangeiros que não tenham cenas de violência. Ele prefere filmes deste tipo". Ora que juri idôneo é esse que privilegia determinados filmes em detrimento de outros só por que existe nestes filmes conteúdo violento? É, acho que estou ficando burro mesmo, e já não entendo mais o que é arte, especialmente, a cinematográfica, já que um filme passa a ser julgado por ter ou não conteúdo de violência e não um bom roteiro, diretor e atores e atrizes que desempenhem e ensejam uma inquietação e a procura de mexer com as emoções do público. Público este já imerso em um conteúdo estático e de lógica maniqueista, atraída por filmes fulgazes e desprovido de qualquer arte que possa ser imaginado. O conteúdo violento em um filme, no meu modo de ver, só não se justifica se ele for posto no filme como o único viés estabelecido, mas caso contrário ele se justifica se for contextualizado na historia. Se não me engano o filme brasileiro escolhido para disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 foi um que justamente tinha como tema um assalto a ônibus que terminou com a morte do bandido. Será que fazer um filme que retrate a realidade de um país ou de uma cidade, que esta cercada pela violência, não sensibiliza ninguém....acho que não gosto mais de assistir o Oscar...

Postar um comentário