quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Nova Ficção Científica

Um amigo meu chegava sempre pra mim com uma frase no ano passado: "Sandro, outra de 2009!". Para ele, isso era um grande gancho para um novo lançamento, de CDs de bandas. Definitivamente, 2009 foi o ano do retorno, não só de bandas, como também de uma vertente excluída por muito tempo dos estúdios de cinema, a Ficção científica.

Quem foi testemunha dessa "revalorização-da-natureza-morta" no ano que se passou recebeu meia dúzia de grandes exemplares nas telonas. De minha parte, que não nego a paixão por esse gênero me sentí recuperando o life após uma fase hard em um game. Coisa boa a parte, me pergunto por que o súbito interesse nesse gênero de produção? Será que os ditadores da moda dentro dos gabinetes das grandes produtoras estão tentando empacar uma fase como tentaram com os super-heróis dos quadrinhos a alguns anos atrás? Ou parece que eles finalmente viram que não se prender a rótulos e vertentes cinematográficas não tá com nada? Seria essa uma democracia para os pobres fãs de sabres de luz e jogadores de atari que hoje em dia são pais de família influenciadores de filhos?


Ainda seguindo o comentário dos filmes de super-heróis, eles estão por ai ainda, sendo vendidos como enlatados goela a baixo, faturam grana e creio que eles vão ficar por alguns anos ainda. A Nova Ficção Científica irá seguir com esse conceito após o estrondoso sucesso de filmes como Avatar, Startrek e Distrito 9? ESPERO QUE SIM!;)


Ah, para mostrar que realmente eles estão tão otimistas com esse gênero, seriados e mais seriados de SciFi estão brotando da matrix como o remake de V - The Visitors, Fringe, Caprica e claro LOST!


Tenho uma especulativa resposta para esse bem dito interesse pela SciFi... lá vai: Vivemos na era da informação, a infosfera, internet, computadores, gadgets para todo os lados, apple, microsoft, feeds, google.... Em outra era estariamos teríamos um choque anafilático no primeiro resultado por uma busca de torrents. Acessamos informação e a computação está mais clara para quem não entendia bulhufas. A Ficção Científica seria uma reação do mundo do cinema aos interesses pertinentes do homem 2.0 do século XXI.


Só para citar os mais esquecidinhos ou quem passou batido vale dar uma conferida nos filmes do ano passado como: Pandorum, Lunar, Distrito 9, Star Trek, Substitutos, O Exterminador do Futuro: A Salvação, A Caixa e Watchmen.



E pra quem acha que 2010 irá ser mais fraquinho que o ano que se passou vou só adiantar os possíveis lançamentos que virão: Book of Eli, Splice, Tron Legacy, Inception, Tekken, Repo Men, The Tree of Life, Bioshock, The King Of Fighters, Dune, Gears Of War, Rockfish, Predators, Iron Man 2, Contatos de 4º Grau, Daybreakers....


Espero que algum desses seja legal, agora é só aguardar. Até mais.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário