terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cultura dos Sebos e Sustentabilidade.

Fazer compras em Sebos para algumas pessoas parece coisa de velhos, exóticos, barbudos e mal- encarados, que vivem em porões empoeirados rodeados de livros. Mas quem anda pela cidade alta, beco da lama e adjacências, conhece de perto como funciona esse comércio aqui na cidade.




A cultura de venda e troca de objetos usados, sejam eles livros, CDs, vinil, dvd, é algo cada vez mais em conta hoje com a era da sustentabilidade. Passar seus objetos “pra frente” (doando, trocando ou vendendo) é uma forma mais "ecologicamente correta" de se desfazer do que não se quer mais, sem ter que gerar mais e mais lixo. Quem compra nesses ditos Sebos, reutilizando objetos que antes iriam ser jogados fora e ainda evitando alimentar a produção desenfreada de produtos de bens de consumo, está fazendo sua parte.



Então para quem pratica essa cultura sebista, seja comerciante ou cliente, está contribuindo com pelo menos 2 dos Rs fundamentais da sustentabilidade[Reduzir, Reutilizar], para o futuro de um mundo melhor. Que lindo isso!



Sem falar na economia em fazer compras com preços muito mais baixos, e ainda achar livros de edições e coleções raras, que não encontramos mais em livrarias.


E não é sempre verdade que os sebos são lugares, sujos e desorganizados, ao exemplo o Sebo Potiguar, na Av. Rio branco, 784, cidade alta, onde encontramos um espaço organizado, ótimo acervo e atendimento com quem entende do assunto. O dono Sebastião Cavalcanti, um amante de autores como Kafka e Dostoiévski, ainda disponibiliza a venda de seu acervo pela internet, uma facilidade a mais para quem não tem tempo. Lá eu mesma encontrei livros, que não encontrei em nenhum outro sebo aqui em Natal.  Tem de tudo um pouco, Clássicos da literatura, livros da "moda" tipo crepúsculo essas coisa e ainda raridades. Vale a pena conferir.

Fica mais uma dica!

Xêrus

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário