O MÁGICO

Confira essa nova animação do diretor de Bicicletas de Belleville.

BALADA DO AMOR E ÓDIO

Confira nossa crítica sobre o mais novo filme do cineasta espanhol Álex de la Iglesia.

FRIDA KAHLO EM SEIS SENTIDOS

O projeto de extensão “cores” nos convida inicialmente a um espetáculo sobre a vida da artista plástica, mexicana, Frida Kahlo.

ARTEROTISMO - UM CONVITE

Gente! Ontem eu fui ao evento #OqueDjaboÉIsso, onde tive o prazer de assistir ao ótimo espetáculo "As cores avessas de Frida Kahlo"...

"A CULPA É DA SOCIEDADE"

A sociedade é culpada: Esse foi um entre outros discursos gritados nesses dias que sucederam a “tragédia do realengo”...

domingo, 31 de janeiro de 2010

Preparativos para a última temporada de Lost

Preparando os corações pra próxima e ultima temporada de Lost, trago pra quem não lembra, o resumo da 5ª temporada. E informo aos desavisados que o 02/02/2010 começa a jornada para o fim da série, a 6ª temporada vai conter 17 episódios e neles o desfecho dessa viciante e instigante série.
Resumo (5ª Temporada)
Nesta temporada, os sobreviventes vivem experiências catastróficas com o tempo e os seis da Oceanic que saíram da ilha no final da quarta temporada precisam voltar. Jin está vivo e descobrimos como Rousseau chegou á ilha, Ben se divide ainda mais mostrando um outro caráter.
Kate está com problemas em relação ao Aaron, querem tirá-lo dela, mas na verdade se trata de apenas uma armadilha de Ben para convencê-la a voltar à ilha. Locke parte em missão para buscar os seis da Oceanic. Começamos a descobrir relações entre o pessoal do cargueiro e a Iniciativa Dharma. Locke é assassinado por Ben em Los Angeles. Os sobreviventes agora fazem parte da iniciativa Dharma de 1977.Sun está em 2007 com Frank Lapidus e Ben. Mais sobreviventes estão na ilha, resultado de outro acidente aéreo, que trouxe os oceanic six de volta à ilha, sob o comando de Ben, já que Locke foi assassinado por ele. Partes do grupo volta no tempo, para 1977, onde se integram à Iniciativa Dharma. Os demais permanecem em 2007, inclusive "Locke". O Inimigo de Jacob se materializa como Locke e engana todos para que consiga convencer Ben a matar Jacob.A identidade de Jacob é revelada. Ilana, Bram, Lapidus e os seguidores de Jacob revelam à Richard, Sun e aos Outros o verdadeiro John Locke, morto dentro de uma caixa encontrada no compartimento de carga do avião. Logo após o assassinato de Jacob, a temporada termina com Juliet explodindo uma bomba de hidrogênio após ser sugada pela energia da Estação Cisne. Após a explosão, a tela fica branca e o letreiro de Lost vai ficando mais nítido com o passar dos segundos, e então o episódio termina.

Vídeo:

Fonte: Wikipedia

A Fase adulta dos Quadrinhos - Parte 2

Continuemos nossa viagem pelo mundo dos quadrinhos analisando outros heróis que podemos considerar, particularmente, com uma temática adulta. Anteriormente começamos por Tarzan, por um motivo bastante particular. O personagem já possuía determinadas características que o condicionavam a ser encarado como um personagem de temática adulto. Devido em suas histórias haver a falta de poderes e pelo teor humano em que eram tratadas as suas tramas.
O motivo de personagens como Tarzan serem propensos a abordagens sob o viés, por assim dizer, humano é bastante simples. Eles não possuíam poderes que os elevassem acima dos próprios mortais e que, por isso, chamasse ao leitor a atenção para suas histórias. Isso deveria ser abordado de modo diferente, ou seja, dever-se-ia ressaltar as características humanas deles. Por tanto, a princípio, começou-se a trabalhar, estes personagens, ressaltando aquilo que poderia atrair, em suas historias o leitor, a saber, o aspecto fantástico de suas aventuras. Para isso criou-se paisagens e ambientes as quais suas historias evoluissem, mas apesar de serem muito imaginativas, como as floresta Africanas, no caso de Tarzan, ou uma abordagem futurista como o caso de Buck Roger e Flash Gordon não deixou de tratar de forma humana os temas que estavam envolvidos, os personagens passaram a se defrontar com mundo e situações que qualquer pessoa poderia passar quando diante do incrivel e inimaginável. Com isso, os autores destas HQs buscavam centralizar no aspecto humano dos seus personagens as suas historias, salientando nelas os aspectos mais psicológicos e morais do que propriamente seus poderes se os tinham, não obstante, ainda eram muito timidos estas modificações de tema. Nestes termos, a concepção humana designa todo o sentimento que caracteriza cada ser humano, como o sentimento de dor, felicidade, tristeza, honra entre outros sentimentos. Era esta a única forma de chamar a atenção sem se apelar para a fantasia desmedida ou os super poderes.
Foram neste período aproximadamente nas décadas de 30 a 50 e meados dos 60 que encontramos mais intensificado estes sentimentos. Isso não quer dizer que os super-heróis nãos os possuíam. Entretanto estes sentimentos eram mais bem trabalhados nos personagens que não possuíam poderes, pois exigiam um maior detalhamento dos porquês de sua existência e quais os motivos que os levarem a aquele momento especifico, seja de ira ou de amor, Batman da Detective Comics é um bom exemplo disso. As tramas dos personagens também, quase sempre se mostravam mais bem desenvolvidos. Por que necessitava para chamar à atenção do público leitor, das tiras nos jornais, a existência de um certo clima de expectativa, com relevância as implicações morais que cada indivíduo poderia ter no decorrer de sua história e da tomada de suas ações.
Todavia essa relevância aos sentimentos ou as temáticas futurista ou selvagem com personagens
mais complexos não constituí nas décadas de 30, 40, 50 e meados do fim dos 60 uma tendência. Pode-se constatar através da análise da quantidade de personagens que vou chamar aqui "humanos simplesmente" e que não usavam uniforme ou mascara. Podemos citar alguns como Spirit de Will Eisner que apesar de usar mascara não possuía poderes; Sagento Rock, As inimigo criação de Joe Kubert & Robert Kanigher personagens que abordavam um determinado tema e época específicas, a primeira e a segunda guerras; questão que apesar de ser da linha de super heróis tinha um visual bastante diferente, não possuía um rosto específico. Todos eles eram essencialmente, humanos e estavam imersos no mais diversos conflitos íntimos. Portanto podemos dizer que o desenvolvimento de historias com uma temática adulta já havia se originado há algumas décadas atrás.
Assim, podemos dizer que o mercado editorial americano, que sempre servia de referência para o mundo, destacava sempre os heróis com super poderes do que aqueles que não o possuía. Estes ficavam em segundo plano ocupando as últimas páginas das revistas dedicadas à nova mídia que surgia, os quadrinhos. Eram para eles dedicados, sempre, algumas poucas páginas, somente alguns poucos como Tarzan, Flash Gordon, Príncipe Valente e alguns poucos que conseguiram algum destaque, quanto aos demais apareciam timidamente e com pouca freqüência.
Por fim podemos dizer o seguinte, que no princípio os chamados heróis com temática adulta surgiram timidamente nas tiras de jornais americanas. A princípio, antes de fazerem parte das comics ou HQs modernas, eles surgiram como personagens meramente ilustrativos, tinham a função de apenas divertir e não serem levadas a sério. Isso era uma premissa nos primordios das comics, pois seu interesse era meramente de divertir e não de transmitir ou refletir algum pensamento ou assunto. No futuro, isto iria mudar radicalmente, e tanto super herois como heróis "humanamente simples" passariam da mera ingenuidade e de simples divertimento para se elevar a um outro nível de mídia que de ingenua não teria nada. Terminamos, por enquanto por aqui, mas na terceira parte, abordarei o assunto relativo à como o tema adulto foi sendo desenvolvido a medida que vai se criando “brechas” no mercado editorial para leitores que gostavam de determinados “heróis” sem poderes e que exigiam de seus criadores e argumentistas temáticas cada vez mais complexos. Até a próxima.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Fase adulta dos Quadrinhos - Parte 1

Começamos a partir de hoje uma viagem bastante interessante sobre o surgimento do que se convencionou chamar "Quadrinhos adultos" ou como é conhecido em alguns meios "arte sequencial". Passaremos a analisar, parcialmente, a trajetoria deste ramo de historias nas HQs. Procurarei resumir ao máximo o percurso dos principais argumentistas e personagens que trataram deste assunto em particular. As fontes são inúmeras, e vários personagens e seus criadores iniciaram esta trajetoria que se mostrou muito mais longa e antiga do que imaginávamos. Agora procurarei ilustrar o seu possível começo, e talvez, ilustrar os seus principais personagens e criadores. Também gostaria de analisar seus criadores e como os mesmos trataram de temas adultos já em sua respectiva época. Farei esta análise aos poucos e com tempo. Separarei minha análise em partes e farei toda as matérias abordando determinados aspectos relevantes a este ramo de historia.






Devo antes de tudo, avisar a todos que esta viagem, pois é assim que eu a considero, deveria ser feito com vocês, pois só teria sentido se fosse acompanhado de interlocutores para não virar uma retórica particular. Devo dizer, igualmente, que este estudo não esta fechado e que a pesquisa continua, portanto este estudo pode conter erros que vão em seu devido tempo serem corrigidos. Bem, esclarecido estes pontos, podemos iniciar nossa jornada.






Começarei aqui abordando os primeiros personagens e seus criadores e o que os faz serem considerados HQs com temática adulto. Iniciarei minha análise com os primeiros indícios fortes de algo que poderia ser chamado de HQ adulto. O primeiro personagem de nossa análise tem sua origem no ano de 1912 e se chamava Tarzan. Ele surgiu da criação do escritor estaduniense Edgar Rice Burroughs no Romance "Tarzan of the Apes". O personagem é filho de Ingleses, porém foi criado por macacos "mangani" na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, lorde Greystoke. O personagem de Burroughs se chamava Tarzan devido a cor de sua pele que era muito clara e sem pelos e por isso foi chamado com este nome pelos macacos. Tarzan, portanto, na língua dos macacos significa "pele branca".






Podemos neste ponto chamar atenção para uma particularidade bastante interessante, Tarzan não foi o único personagem na mitologia literária a ser criado por animais, lembremos que os fundadores de Roma, Rómulo e Remo foram criados por lobos. O que nos leva a pensar que a temática literária foi transportanda para o universo da HQ. Alias, se observarmos bem as Historia em Quadrinhos alia dois efeitos interessantes. O primeiro é o visual, pois através da ilustração podemos ter contacto com a possibilidade de visualizar o heroi, coisa inexistente na literatura convencional. Em segundo lugar, o do diálogo aliado a arte visual, que elevou este gênero a um novo patamar de comunicação, criando com isso um novo tipo de mídia, as HQ, o que deu origem as tiras dominicais nos jornais. Assim podemos dizer que a atração para os quadrinhos deriva da união de dois fatores importante para os seres humanos o visual e a linguagem com que era expresso nas tiras. Tarzam e muitos outros tiveram sua origem através desta união.
O personagem teve vários ilustradores de talento mais existe um que se destacou mais que os outros, seu nome Harold Foster (que posteriormente viria a criar e desenhar outro personagem de temática adulta, o príncipe Valente, que abordaremos mais tarde). Ele foi o primeiro artista a desenhar o personagem em 1929 e depois de um tempo o retomou em 1931 desenhado páginas dominicais do personagem. Foram públicado sobre seu traço várias tiras sobre Tarzan. No total foram sessenta tiras diárias de "Tarzan of the Apes" o que deu, através de seu traço, algumas características bastantes interessantes como os ângulos cinematograficos e a amplidão quadro a quadro das paisagens da floresta.




A temática do personagem, também ajudava. Uma criança perdida na floresta inóspita cercada de perigos por toda a parte e orfã de pais, chamava a atenção aos sentimentos dos leitores. Seu aspecto frágil e deslocado do local em que vivia acrencentava ao personagem um teor humano que chamava a atenção para os sentimentos de solidão do personagem perdido em meio a feras ao mesmo tempo que inquitava o leitor sobre a fragilidade da vida dos homens diante da magnitude de forças naturais que não conseguimos controlar. Estava, portanto, lançado os primeiros temas adultos em HQ. É interessante notar que isso a primeira vista não foi notado a princípio. As Historias em Quadrinhos desta época, eram basicamente muito ingênuas, e em sua grande maioria era públicada em tiras diárias em jornais que eram lidas rápidamente e em sua maioria por crianças. Podemos dizer assim que os Quadrinhos começaram dependentes de outro meio de comunicação, os jornais, antes de adquirirem sua independência e se tornarem como a conhecemos hoje em dia.


Podemos finalizar esta parte dizendo o seguinte: Tarzan foi um dos primeiros personagens a abordar temáticas que podemos considerar adultos hoje em dia. Todavia exitiam muitos outros personagens que tinham chegado a abordar temas mais adultos que não consideramos aqui. Comecei com Tarzan com efeito meramente de análise para mostrar que seus temas apesar de parecerem bastante batido e até piegas para nós hoje em dia, também abordou em sua época temas adultos, embora não tenham sido observados com devida atenção em sua época. Continuaremos nossa análise abordando outros personagens que tiveram a mesma temática e com maior profundidade. Até o próximo encontro...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cursos de formação artística em Natal

Duas instituições ligadas à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) abrem inscrições para cursos gratuitos de formação em dramaturgia, música, dança e artes visuais.
 A Escola de Teatro Nereu Ramos realiza as inscrições para o Curso de Formação de Ator e Atriz entre os dias 01 e 19 de fevereiro. Os interessados devem levar o comprovante de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4 .
 O Curso de nível médio técnico tem duração de três anos e as aulas serão ministradas no Centro de Artes Integradas - CEMAI, localizado na Av. Dr. João Medeiros Filho, Conjunto Panatis I.
 As inscrições devem ser feitas no Departamento de Atividades Culturais da Funcarte, na Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 No dia 01 de fevereiro têm início também as inscrições para cursos de música, dança e artes visuais no Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI).
 Aulas de violão, flauta, guitarra, canto, dança, artes visuais fazem parte das atividades oferecidas gratuitamente à população, a partir do início de março.
 Para se inscrever os interessados precisam dos seguintes documentos: cópia do comprovante de residência, cópia do RG ou certidão de nascimento e uma foto 3x4.
 Os candidatos passarão por uma entrevista com os professores antes de efetuar a matrícula. As vagas são limitadas.
As inscrições acontecerão no período de 01a 04 de fevereiro de 2010, no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, localizado na antiga Área de Lazer do Panatis (Av. Dr. João Medeiros Filho, Conjunto Panatis I), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3232-8226

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Curso de Formação de Atores e Atriz - Escola de Teatro Nereu Ramos

- Inscrições: 01 a 19 de fevereiro

- Pré- seleção: 23 e 24 de fevereiro

Cursos de música, dança e artes visuais - Centro Municipal de Artes Integradas

- Inscrições: 01 a 04 de fevereiro (canto: 01/02; violão/guitarra/baixo elétrico: 02/02; flauta: 03/02; artes visuais/dança: 04/02)
- Entrevistas: De 08 à 11 de Fevereiro de 2010 (canto: 08/02; violão/guitarra/baixo elétrico: 09/02; flauta: 10/02; artes visuais/dança: 11/02)
- Matrículas: De 22 à 25 de Fevereiro de 2010. Manhã: 08h00 - 12h00 Tarde: 14h00 - 17h00
- Início das Aulas: 01 de Março de 2010.
Fonte: Nominuto

A Nova Ficção Científica

Um amigo meu chegava sempre pra mim com uma frase no ano passado: "Sandro, outra de 2009!". Para ele, isso era um grande gancho para um novo lançamento, de CDs de bandas. Definitivamente, 2009 foi o ano do retorno, não só de bandas, como também de uma vertente excluída por muito tempo dos estúdios de cinema, a Ficção científica.

Quem foi testemunha dessa "revalorização-da-natureza-morta" no ano que se passou recebeu meia dúzia de grandes exemplares nas telonas. De minha parte, que não nego a paixão por esse gênero me sentí recuperando o life após uma fase hard em um game. Coisa boa a parte, me pergunto por que o súbito interesse nesse gênero de produção? Será que os ditadores da moda dentro dos gabinetes das grandes produtoras estão tentando empacar uma fase como tentaram com os super-heróis dos quadrinhos a alguns anos atrás? Ou parece que eles finalmente viram que não se prender a rótulos e vertentes cinematográficas não tá com nada? Seria essa uma democracia para os pobres fãs de sabres de luz e jogadores de atari que hoje em dia são pais de família influenciadores de filhos?


Ainda seguindo o comentário dos filmes de super-heróis, eles estão por ai ainda, sendo vendidos como enlatados goela a baixo, faturam grana e creio que eles vão ficar por alguns anos ainda. A Nova Ficção Científica irá seguir com esse conceito após o estrondoso sucesso de filmes como Avatar, Startrek e Distrito 9? ESPERO QUE SIM!;)


Ah, para mostrar que realmente eles estão tão otimistas com esse gênero, seriados e mais seriados de SciFi estão brotando da matrix como o remake de V - The Visitors, Fringe, Caprica e claro LOST!


Tenho uma especulativa resposta para esse bem dito interesse pela SciFi... lá vai: Vivemos na era da informação, a infosfera, internet, computadores, gadgets para todo os lados, apple, microsoft, feeds, google.... Em outra era estariamos teríamos um choque anafilático no primeiro resultado por uma busca de torrents. Acessamos informação e a computação está mais clara para quem não entendia bulhufas. A Ficção Científica seria uma reação do mundo do cinema aos interesses pertinentes do homem 2.0 do século XXI.


Só para citar os mais esquecidinhos ou quem passou batido vale dar uma conferida nos filmes do ano passado como: Pandorum, Lunar, Distrito 9, Star Trek, Substitutos, O Exterminador do Futuro: A Salvação, A Caixa e Watchmen.



E pra quem acha que 2010 irá ser mais fraquinho que o ano que se passou vou só adiantar os possíveis lançamentos que virão: Book of Eli, Splice, Tron Legacy, Inception, Tekken, Repo Men, The Tree of Life, Bioshock, The King Of Fighters, Dune, Gears Of War, Rockfish, Predators, Iron Man 2, Contatos de 4º Grau, Daybreakers....


Espero que algum desses seja legal, agora é só aguardar. Até mais.