quinta-feira, 2 de junho de 2011

FRIDA KAHLO EM SEIS SENTIDOS



O projeto de extensão “cores” nos convida inicialmente a um espetáculo sobre a vida da artista plástica, mexicana, Frida Kahlo. A medida em que mexe com nossos sentidos e pulsões percebemos que não é tão biográfico como esperávamos, tornando o convite propositalmente íntimo.

As cores avessas de Frida Kahlo, choca-nos pela violência de sua proximidade. Não vemos o espetáculo  apenas sobre uma perspectiva. Palco, poltronas, platéia, cenário, iluminação, todos são elementos usados contra nós e a nosso favor, nos colocando as vezes como personagem as vezes como testemunha.

Cúmplices! Esse parece ser nosso papel dentro do universo das cores Rubras e Negras da peça. Vermelho... Do sangue perdido por inúmeros abortos e acidentes, sofridos e provocados. E negro... Dos longos cabelos e das espeças sobrancelhas coladas.

Passional, indiscreta, polêmica são faces de uma mesma mulher dentro de um só roteiro sem falsos pudores. De texto poético, ainda forte e direto.

Acariciando todos os seis sentidos, a montagem do espetáculo nos prende. O cheiro da vela que queima, da aguardente e da fumaça do charuto.  O doce da melancia. Luzes e escuridão. O toque inocente do espectador alheio ao seu lado. Os gemidos, as melodias e o som torturante de unhas raspando numa parede. Tudo isso aguça o sentido em repouso.

Insinuando-se para nós e as vezes ignorando nossa presença, os atores nos obrigam a partilhar com eles, das sensações da própria Frida. Cada risada, gemido (de dor e prazer) nos desconforta ou reconforta, dependendo do ponto de vista até desconforta e reconforta ao mesmo tempo.  
Presenciar esse espetáculo é uma experiência excitante. Já o vi duas vezes, em cada uma deles tive novas impressões.
Claro suas impressões mudarão de acordo com o lugar que você sente... Ambiguamente falando. 

Por fim.
Escrevi um poeminha inspirada nessa experiência minha!

Calo, à boca aberta
Nada dizer
Embriago meu pudor
Ferida...
No cálice de coberto
Dor, Prazer...  
   
Convido a vocês a essa experiência. 

Xêrus. 

Serviço: 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário