sexta-feira, 22 de julho de 2011

O GOVERNO DO RN GANHA MAIS UMA VEZ DOS PROFESSORES! QUE VOLTAM TRISTES E AMARGURADOS AS AULAS, PARABÉNS PELA VITÓRIA


O movimento de greve dos professores do Estado do Rio Grande do Norte acabou no dia 21 de Junho de 2011 e como sempre a "força" estabelicido pelo Judiciario que trancados em seus gabinetes não sabem nada de educação. O governo sempre recorre a este subterfugio vil e desnecessário, desmonstração tácita demonstração de puro autoritarismo com a classe dos professores que a muito vem sendo massacrada no Estado do Rio Grande do Norte. Enganam-se a quem ache que a volta as aulas, nada mais é do que a pura necessidade de receber as migalhas tão necessária, ainda, para uma parca e miserável sobrevivência.

Mas sua volta não significa a necessária reposição das aulas como se deve, assim como também a reposição do quadro de funcionários ou de professores que faltam aos alunos. A greve dos professores há muito deixou de ser apenas uma reivindicação de "melhores" salários, ela é um pedido de modo geral pela melhoria da educação no Estado, coisa que em decadas só fez piorar e fazer parte do discurso de melhoria da educação como da saúde, apenas no picadeiro político em que o público são os verdadeiros palhaços, e, como palhaços não são levados a sério, os políticos de carteirinha não estão ligados e nem "obrigados" ao público amorfico e anemico, mas apenas a seus próprios interesses e algumas minorias influêntes do Estado. A volta dos professores tem mais um "quê" de revolta e amargura do que propriamente o de comquista e valorização. Os pais e sociedade do RN devem estarem muito felizes com a volta dos professores, mas antes deveriam se preocupar, pois professores assim como profissionais resabiados e amargurados tendem a abandonar para nunca mais voltar sua profissão seja ela por vocação ou não. Ou pior exerce-las sem nenhuma paixão ou compromisso o que é pior.

Não os culpo, pois são vitimas mais da sociedade em que vivem e os apoiam, pelo contrário não só são ausentes em seu apoio assim como contribuem para a permanência do "Estatus quo". Os professores sim, voltaram as aulas, mas quem perdeu não foram eles mas toda a sociedade do RN que contribui para a eleição de pessoas para os cargos públicos que não possuem nenhuma capacidade de gerênciár o aparelho Estatal, assim como de representar os interesses dos seus eleitores. Além do mais é triste costatar que determinados "professores" que continuam a dá aulas, com a desculpa esfarrapada que não convence mais ninguém, de que faz isso pelo amor que tem aos alunos. Pergunto-me se os pais destes alunos se preocupam com o professor que os ama tanto, quando votam ou quando ele já cansado de tanto dar aula, e, por isso, adoece, faltando consequentemente a aula, se eles teriam tanta compreenção quanto ele. Quem ensina sabe que não! A primeira coisa que acontece é ser chamado de vagabundo ou quando não é o caso, partem logo para a violência e depreciação do professor. Estes professores ou educadores quando fazem isso, apenas contribui para a destruição do que já esta em ruinas e podem se preparar, pois pela estimativa alencada por orgão não governamentais nosso estado tende a simplesmente já esta em um processo de degração educacional que talvez nenhum governo consiga o tirar desta trajetoria.

Então, temos duas situações que nos leva a ter um horizonte obscuro e triste para os professores velhos e novos, se isso pode ser distinguido, por um lado temos uma sociedade ignorante e descompromissada com o gerenciamento da educação, além de não fazer nenhum esforço por apoiar os educadores, pelo contrário os massacram e os repudiam. Por outro lado, temos um governo que sem pressão popular não cumpre o que promete e nem se preocupa com aquilo que deveria ser mais precioso para o Estado, a saber, povo educado e com saúde. Por tudo isso dou parabéns a sociedade o Estado do RN e peço que continuem assim, se fosse possível eu nunca gostaria de ser professor do Estado do Rio Grande do Norte, por isso parabéns!


Com tristeza e decepção no coração me despeço!


R.M.J

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário