segunda-feira, 18 de julho de 2011

HUMANOS DEMASIADAMENTE HUMANOS!


A eliminação, a derrota, a falta de empenho em uma competiçãoa e a falta de impeto para vencer são palavras e afirmações que geralmente é dada em decorrência de um mau resultado em uma competição. Estas palavras são geralmente atribuídas a atletas e demais profissões que exijam uma performance de alto nível como, por exemplo, jogadores de futebol. A poucas horas atrás, nossa seleção foi eliminada nas penalidades, os jogadores perderam todas as penalidades e sairam sem converter nenhum. As criticas é claro vinheram, rapidamente e de preferência (o que é errado!) no calor das emoções. A exigência pela vitoria, o clamor pela vitoria, parece converter todas as esperanças e anseios de um povo em resumidos poucos minutos. Põe-se assim, sobre os ombros de poucos homens a esperança de milhões de pessoas o que torna-se injusto com estes e constrangedor para uma nação.

É injusto para os jogadores, mesmo que ganhem "muito bem" para isso, representar todas as esperanças de um país, porque a pressão por si mesma (a maioria dos jogadores são muito criticos sobre sua performance) já é grande, imagine saber que milhões de pessoas depositam sobre ele suas espectativas. Nenhum homem, nem mesmo os "gênios" foram ou são capazes de conviver bem com tamanha pressão, muitos pagam com a vida por representar e tentar corresponder as espectativas das pessoas, por exemplo, como Gandhi que morreu buscando libertar a india ou daqueles homens que busca esclarecer pontos obscuros do conhecimento e desmistificar pressupostos que antes eram irrefutaveis como a origem da vida como no caso de Darwin. Seja como for, não podemos tentar depositar em um único homem nossos desejos e espectátivas, apenas nós mesmos, somos responsáveis por nosso destino, ninguém pode ser o depositário de nossas esperanças e nem mesmo pode pensar parecido conosco.

Da mesma forma é constrangedor para uma nação reduzir todas as suas espectativas e atenção em uma única competição já que existem várias disputas ocorrendo ao mesmo tempo. São disputas a nível comercial, a nível de saúde, de educação, de ambiente e etc. O nosso país parece que ainda não acordou para os verdadeiros problemas do Brasil que vão muito além de uma mera competição ou jogo de uma seleção brasileira. Não podemos centralizar nossa atenção tão somente ao Futebol ou ao carnaval, existem muitas outras coisas que exigem a atenção. Temos que exorcizar esta "tendência" a focar nossa atenção e esperanças em coisas que não nos fazem vir a ser mais humanos, mais brasileiros como, por exemplo, o combate ao crack, a fome que ainda existe em nossas fronteiras, ao comercio ilegal de armas, a violência, a corrupção, a uma justiça falha e antiquada entre muitas outras coisas.

Exige-se do País, e, principalmente dos brasileiros, a atitude de focalizar sua atenção e expectativa para as novas exigências que o mundo nos convoca a pensar. Além disso, o próprio País e seus habitantes necessitam de cuidados e para isso somos intimados a fazer parte desta nova perspectiva de pensamento. Felizmente, enquanto a massa obtusa focaliza sua atenção em um único ponto há aqueles que prestam atenção ao todo e busca a solução para os possíveis problemas que venham a se abater sobre o país, Portanto, faz-se necessário uma mudança de mentalidade e postura de nós brasileiros em relação ao país, ao mundo e principalmente a nós mesmos. Nós temos que perceber que ninguém pode tomar nosso lugar e muito menos nossas decisões e muito menos "meros" jogadores de futebol que acima de tudo são humanos demasiadamente humanos!

Agradecido a todos e paz em suas vidas!

R.M.J

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário