domingo, 3 de abril de 2011

DOS CAMARINS À DANÇA

A Dança é mais que mais um documentário de Wiseman ou um filme sobre balé. É um espetáculo de dentro para fora. Da realidade nua e crua da criação para o palco. Como tudo acontece no Le Ballet de L’Opera de Paris .

O filme pretende nos prender com tomadas  longas e estáticas de bastidores. Ensaios coreografados e apego aos detalhes cheios de significados. Pondo-nos como testemunhas do nascimento de um recital de balé.  Onde os rangidos dos pés no tablado de madeira  ditam ritmos e nos intima.

Alegorias a parte. O diretor nos convida a dividir com ele esse segredo. O que nos reserva os camarins da Ópera de paris? Como os bailarinos conseguem com tanta naturalidade, movimentos e sincronia tão perfeitos?  Que profissionais são necessários e qual a importância deles no processo?

Desde os apliques no colante da bailarina à iluminação do palco. Vemos no filme toda a homogeneidade da obra em peças separadas de um quebra-cabeça. Todas as repetições exaustivas e hipnotizantes convergindo à perfeição.
Faz parte do papel de um bailarino incorporar o personagem. Como diz um dos coreógrafos “o bailarino é ao mesmo tempo o cavalo de corrida e o seu jockey” Além de incessantes e imperceptíveis correções é necessário estudar expressões cênicas e desenvolver idéias. Cada movimento conta um pedaço da história e tem seu propósito.

 Enxerga-se o paradoxo dessa carreira. Da busca pelo reconhecimento à luta contra a crueldade do tempo.  Enquanto isso os diretores da escola junto aos coreógrafos estudam como serão as apresentações. Decide-se quem dança e quem não dança. E ainda todos os aspectos técnicos e burocráticos. Há toda uma hierarquia a ser seguida. Circula muito dinheiro.

O filme surpreende ao revelar beleza no mais frio e calculista dos movimentos. Como bailarinas extremamente altas, magricelas e desajeitadas condicionam seus corpos por meio de repetição. Tornando os movimentos leves, delicados e sublimes.

Claro que o Balé da Ópera de Paris não é feito só de dança. É a expressão corporal dos bailarinos a voz que canta na ópera. A trilha sonora produzida por uma orquestra dá intensidade aos movimentos. Assim como também toda a iluminação nos dá o contorno dos corpos em movimento. Os figurinos têm cores e formas específicas a cada coreografia e são feitos a mão minunciosamente.  A mistura de todos esses elementos é servida no palco.

Vemos como as coreografias evoluem. Os resultados pagam toda a morosidade dos ensaios e das cenas da costureira pregando missangas na saia de dezenas de figurinos. Alguns fragmentos de espetáculos, como “A Casa de Bernarda Alba”, de Mats Ek, e “Orfeu e Eurídice”, de Pina Bausch no fim dão o ar de sua graça.


Incrível como quando conhecemos a receita começamos a sentir cada tempero individualmente e o prato parece especialmente mais saboroso. Coma com os olhos!
Bonne appetit!

Weynna Barbosa


FICHA TÉCNICA: 

  • Título Original: La danse - Le ballet de l'Opéra de Paris
  • Realização: Frederick Wiseman
  • Distribuido em Portugal por: Atalanta
  • Género: Documentário
  • Ficha Técnica: Duração: 2h39m | Origem:FRA















TRAILER:


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário