segunda-feira, 26 de março de 2012

Era K-ótica


Mesmo atrasado, vale a pena contar pra vocês o que anda acontecendo em termos de iniciativa artística em arte sequencial na nossa cidade.
Nesse sábado, dia 24 de março, tivemos na livraria Nobel, o lançamento da revista “O evangelho segundo o sangue”, um trabalho desenvolvido pelo intitulado "coletivo artístico criativo" K-ótica assinado por Marcos Guerra e Leander Moura. 
Apenas por esse cenário independete que vemos crescer em meio a resistência cultural que permanece em Natal, já tornaria o evento importantíssimo. Mas serviu ainda para reunir uma geração criativa e atrevida, pois de acordo com Guerra “sem atrevimento não há arte”, desse modo se articulando afim de traçar novos horizontes para o destino desse mercado amplo e fascinante que são os Quadrinhos. Os rótulos de cômico, infantil e super heróis por tantos anos cultivados e difundidos na nona arte é apenas uma pequena vertente em meio as inúmeras possibilidades que se abrem à arte sequencial. Temas e formatos variados permitem trabalhar desde Filosofia à Ficção científica nos dando um leque de leituras tão variados quanto a tradicional literatura. 


Por trás do trabalho de quadrinhista, existe toda uma pesquisa histórico/antropologica que fundamentam as histórias em quadrinhos, a geração k-ótica trás ao mundo da arte um poder argumentativo inédito e provocador, usando de elementos genuinamente locais, temática regional (sem cair no cliché) produzindo um conteúdo autoral e de qualidade. A quem pense que esses artistas vivem de suas artes e exclusivamente para elas, até pelo complexo trabalho que encontramos em suas produções, mas não é esse o cenário que se configura na realidade. Todos tem seus trabalhos paralelos e dedicam suas horas “vagas” para alimentar a alma criadora. Incentivos culturais e artísticos deixaram de ser a pauta em questão, onde iniciativa independente é o motor que movimenta e aquece a produção. 
Articulando novos projetos

Voltando ao evento, tivemos um público curisoso, e acredite mesmo conhecendo a qualidade do trabalho da revista, me pareceu inesperado ver tanta gente por lá. A final, infelizmente não é de costume na nossa provinciana cidade se prestigiar eventos dessa natureza. O que só confirma o crescimento da busca por novas alternativas artisticas e material original. Ainda no estande da K-ótica podíamos encontrar o livro de poemas em prosa do também artista plástico potiguar Mario Rasec, "O corpo de Cristo & os Apócrifos da Serpente" que ousa em temas entre o sagrado e o profano, mostra originalidade dentro das fronteiras do nosso estado. No mais, encontrei pessoas inteligentes, discussões sobre arte, cultura, estética, próximos trabalhos e muita inspiração. Ao final os anfitriões fizeram seus discursos sobre ambições e motivações e nos presentearam com a surpresa do fabuloso quarteto Propagamus para encerrar maestrosamente a noite. 
Antecipo, desde já, que a K-ótica em breve fará o lançamento da revista “Condenável” desenhada por Paulo Silva, que tive o prazer de conhecer no evento me dando a honra de folhear o original. Deu pra sentir a “aura da obra de arte” da qual Benjamin falava. O que posso dizer a respeito, por enquanto, é que a arte está simplesmente incrível e a história envolvente e original, já estou contando os dias para ter a minha versão impressa.
Esse lançamento, parece ser o primeiro passo de uma caminhada rumo ao sucesso, um passo atrevido, firme e pioneiro ao mesmo tempo. Estarei sempre na fila dos autógrafos! Parabéns a todos que fazem a K-ótica pela iniciativa. 

Leander Moura  
 


Marcos Guerra  
 








Mario Rasec  
 




































Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário