quarta-feira, 7 de março de 2012

Carnaval em Guaramiranga


Olá pessoas!
Desculpem o sumiço, mas cá estou eu para uma postagem - um pouco atrasada, mas tá valendo.
Esse ano resolvi fugir da folia do carnaval (e de certa forma, da calmaria de Natal) indo passar os quatro dias de folga na cidade de Guaramiranga, no Ceará.
Guaramiranga localiza-se na serra de Baturité, e é uma cidade pequenininha que está a quase 1000 m de altitude, o que faz com que as temperaturas sejam mais baixas. No carnaval, Guaramiranga abriga o Festival de Jazz e Blues, que tem música boa todos os dias.

A primeira impressão que tive ao chegar lá foi "estou muito cansada!" - a viagem de Natal para Guaramiranga de ônibus é longa, a cidade fica a 110 km da capital Fortaleza, e a subida da serra não é fácil, mas ao chegar lá a gente percebe o quanto valeu a pena.
A mudança do clima é logo notada, com um friozinho gostoso que o ventro traz; a mudança da vegetação também: o que antes era caatinga, vira uma floresta linda e agradável, e nas áreas mais urbanas, vê-se flores por todos os lados.

Durante o dia, Guaramiranga oferece opções para os que gostam de ecoturismo e turismo rural: cachoeiras e trilhas na mata. Vale a pena visitar, e até tomar um banho, se o sol aparecer - senão o frio é grande! As paisagens são lindas. Também são boas pedidas visitar o mirante e o Pico Alto, de onde a vista da serra e dos arredores é linda, e o frio fica mais evidente.
A programação do Festival se estendia desde as 10 até às 03, com filmes, palestras e oficinas durante o dia e shows durante a noite, que era mesmo quando a cidade esquentava! Num palco montado exclusivamente para os artistas do festival, subiram grandes nomes mundiais do Jazz e Blues e também artistas locais (não menos bons!). A programação estava muito bem organizada, os shows foram pontuais e animadíssimos. Quem não quisesse ir até lá também curtia boa música: nos restaurantes havia sempre shows ao vivo num clima mais intimista.
Outra coisa boa de Guaramiranga são as comidas: pato ao molho de laranja, coelho aos 5 funghi, excelentes pedidas para acompanhar um bom vinho e para serem apreciadas com uma boa companhia! Destino aprovado e recomendado!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário