domingo, 8 de dezembro de 2013

MUITAS E MUITAS NOVIDADES EM 2013




Houve muitos lançamentos esse ano de 2013 que fica difícil definir qual é o melhor, mas uma coisa devemos
observar como toda obra de arte, nas HQs podemos identificar dois tipos de impressão que circunda a mente do leitor atento, a saber, um sentimento positivo e seu contrário, o negativo. Todas as obras possuem essa dualidade em maior ou menor grau mas que se mostra a melhor forma de definir a relevância de cada obra. Pois bem, vou tentar listar uns três lançamentos e procurar mostrar os lados positivos e negativos de cada uma. A primeira que irei analisar, resumidamente, é a fantanstica hq chamada a CONDENÁVEL VIDA DE GRISWOLD com Roteiro de Marcos Guerra e Ilustração de Paulo Silva. 


Primeiramente, o ponto positivo e forte da obra, esta no roteiro magnifico e bem executado de Guerra em que mostra o ambiente do século 16 em uma Alemanha feudal e que salva algumas vezes a narrativa da historia que se mostra muito confusa em algumas partes da historia. Esta, consegue envolver e passar o clima medonho e de terror da historia. A ambiguidade existente na historia, entre o bem e o mau é representado por um Griswold enlouquecido e o bem por uma ovelha que dialoga com este. Também, o roteiro de Guerra consegue prender o leitor com suas sequencias e com a inserção do elemento magico e ritualistico. 



Em outro momento, podemos identificar a presença de um terceiro personagem que se mostra quase onipresente na figura de um ser infernal. Por outro lado, o ponto negativo fica pelas ilustrações que peca pelo uso excessivo de grafite que a primeira vista contribuiria para dá o clima soturno e enevoado a historia, mas que com o uso excessivo torna, em alguns momentos o entendimento da sequencia narrativa confusa e só é salva pela sagacidade do roteiro que nos momentos de dificuldade do leitor o socorre. Apesar das mulheres deslumbrantes, belamente ilustradas por Paulo Sergio e a ambientação bem desenhada, notamos que alguns quadros se tornam ilegíveis, devido a má distribuição dimensional das cenas. Contudo, de modo geral, o conjunto da obra deslumbra o leitor e cria o clima perfeito para o susto e para o horror. A HQ parece ser um anuncio bastante afortunado do florescimento da arte sequencial no Estado e mostra que as comics ainda tem muito a contribuir para o público leitor.

Se consideramos o momento atual das historias em quadrinhos em Natal notaremos que nunca se produziu tanto como agora e isso pode ser explicado pela grande persistência e dedicação dos amantes da arte sequencial que mesmo sem apoio do município e Estado, conseguindo patrocínio ou não publicam suas hqs sejam através da internet ou impresso mesmo. Nesse sentido felicito a todos aqueles que trabalham em favor da criação de um mercado consumidor de hqs. Além de contribuir para a divulgação da arte de cada um trabalham em favor do reconhecimento dessa mídia como arte de qualidade e importância.




Agradecido a todos


R.M.J.   

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário