segunda-feira, 29 de julho de 2013

A LITERATURA PULP DE H. P. LOVECRAFT E SEUS MUNDOS POSSÍVEIS

       


      
No inicio do século 20 surgirá um gênero de literatura para o grande publico que, a princípio, por ser impressa em papel de péssima qualidade e por abordar temas pouco honroso e serio, excluiu naquele momento, qualquer tentativa de ser vista como uma literatura significativa. Os temas abordados também não ajudavam, já que primavam pela fantasia e imaginação, abordando temas muito dispares da realidade dos homens comuns. Parece que não víamos nenhum nexo entre o que escrevia e o que era a realidade, talvez pela tendência que a literatura Modernista  hegemonica naquele momento fazia com que o público leitor não considerasse aquele tipo de leitura significativa.

        Muitos autores geniais de revistas Pulp do começo do século 20 surgiram nesse meio de divulgação e de entretenimento. Mas era um período difícil e bastante duro para esse tipo de escritor, pois pagava-se pouco e era tida como uma sub arte no meio literário. Alguns autore
s de grande envergadura surgiram nesse período, como por exemplo, Henry Rider Haggard, Talbot Mundy e Edgar Rice Burroughs, Isacc Asimov e H.P. Lovecraft. Em relação a este último, durante muito tempo Lovecraft ficou esquecido pelo público . Isso, talvez, tenha se devido aos filmes, também, Pulp, que tomaram como base sua obra como foco, o que não ajudou muito, devido o baixo orçamento e desses serem considerados de segundo escalão. Nesse sentido, a filmografia de baixo orçamento feito por autores obscuros, antes de ajudar a dar credibilidade a obra lovecrafteana, faziam o contrário, aumentavam a sensação de infantilidade e descrédito da obra. 

        A obra lovecrafteana começou a ganhar aos poucos notoriedade, com o grande público, pela divulgação através de três mídias que tiveram sua origem também nas revistas Pulp. Os escritos de Lovecraft assim,  começaram a ser recebidos como obra relevante e importantes por outras mídias como as HQs, RPG e Musica que dentro de seus leitores e ouvintes começaram a chamar atenção para a escrita do seu autor e de sua obra. Lovecraft passou a ser, finalmente, reconhecido como um dos maiores escritores do século vinte.

Contudo, se verificarmos a literatura especializada sobre o autor, notaremos a total ausência de livros de especialistas e biografia sobre sua obra e sua vida. No Brasil, a literatura nesse sentido é praticamente inexistente salvo uma ou outra monográfica e tese feita por estudantes de literatura, o que existe em questão de livro sobre o autor e sua obra é insuficiente para se entender o significado e o impacto da obra de Lovecraft na literatura de terror e de ficção científica. Sua obra tornou-se fonte de inspiração para muitos e o que encontramos hoje é um crescente interesse pela literatura lovecrafteana.

  Penso que essa ausência de uma pesquisa mais profunda sobre a literatura e vida de Lovecraft faz-se urgente, já que não se justifica esperar a produção de um filme ou coisa parecida para poder termos alguma coisa ou comentário sobre sua literatura e sobre o autor. Em minhas poucas pesquisas, observei que a falta dessa literatura a respeito de Lovecraft talvez seja ainda, ecos da falta da credibilidade que ainda esta vinculada ao autor por sua origem nas revistas Pulp, o que acho uma tremenda besteira haja vista que a clareza na escrita e a incrível forma narrativa utilizada pelo autor o põe certamente como um grande expoente da literatura universal. Espero que em um futuro próximo, seja saneada essa falta, já que um autor como Lovecraft e sua relevância, deve e possui relevância ímpar na literatura e, por isso, se faz necessário uma melhor abordagem do assunto. Nesse sentido, talvez, se não haver nada nesse tempo que seja seriamente produzido nesse sentido, que aborde esse tema, farei um pequeno ensaio que fale brevemente da obra e da vida do autor, se tiver fôlego e saúde uma analise por menorizada de sua literatura. Mas como disse, se não houver nada feito até então.



Agradecido a quem leu essa pequena missiva.

R.M.J



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário