quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"O mundo é mau"

Diretor: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård
Produção: Meta Louise Foldager, Louise Vesth
Roteiro: Lars von Trier
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Duração: 136 min.
Ano: 2011
País: Alemanha/ Dinamarca/ França/ Itália/ Suécia
Gênero: Drama
Cor: Colorido


Aviso: O texto pode conter algum spoiler. 

Destruidor da moral, religião, esperança e outros valores humanos, não imaginei outro pilar para vir “na chón”. Em Melancolia, Lars Von Trier aborda pela primeira vez o que seria uma espécie de sci-fi cosmo-apocalíptica. O papo é direto: um planeta com mesmo nome da película vem em rota de colisão com a terra. Esse plot para um diretor qualquer cairia provavelmente num belo clichê, mas estamos falando de algo produzido pelo “sr. maldito”.

No início do ano algumas declarações polêmicas no Festival de Cannes, levaram a expulsão ad infinitum do diretor nas salas do festival. Apesar do ocorrido, e pedido de desculpas Lars continua uma persona non grata até hoje. Em declarações, Lars afimou que esse triste episódio foi péssimo para o filme, no afetou sua bilheteria. Chega de momento Revista Caras! De voltar ao que interessa...

Melancolia segue a estética adotada no seu filme anterior Anticristo, com diversas cenas lentas que se assemelham a quadros surrealistas dignos de contemplação em galerias de arte. Tám confesso que algumas das tomadas são lentas de mais pra minha santa paciência perturbada.

Sempre que assisto algo do Lars Von Trier me pergunto: Qual a cor da merda que ele jogará dessa vez no ventilador? Ele não alivia dores, nem te passa KY. Melancolia é angustiante e provoca aquela sensação de que seu estômago foi amassado igual a papel velho, a intriga do roteiro foi muito bem distribuída na primeira das duas partes da obra. A sensação de que as intrigas estão rolando sem te dá direito de saber claramente o que está acontecendo é irritantemente agradável, atiça minha bedelhice em saber da vida dos personagens mais antagonistas. O elenco é de peso, a personagem principal, Justine é vivida por Kristen “Mary Jane” Dunst, Charlotte Gainsbourg (Claire), Kiefer “ Jack Bauer” Sutherland (John) entre uma dezena de outros grandes atores. A bela atuação de Kristen rendeu o prêmio de melhor atriz em Cannes 2011.

Na segunda parte do filme, as atenções se voltam para o planeta Melancolia que está na suposta rota de colisão com a terra. O clima agora é menos articulado nas relações dos personagens, o elenco também diminui para focar na paranóia e o medo da passagem do planeta e o possível fim da Terra, contra-balançado com a tensa esperança de que tudo no fim pode acabar bem (num filme de LVT? Nem!).

A Melancolia é um sério candidato a ser o melhor filme do ano (ao menos pra mim =D ), não é a melhor obra do diretor, mas certamente está acima das fitas lançadas em 2011.

Comentários
0 Comentários