quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Co-produção é alternativa para cinema brasileiro

No Brasil assim como em outros paises que dependem de incentivo fiscal para realizarem seus filmes a co-produção surge como uma oportunidade de dividir custos, tarefas do desenvolvimento, difundir histórias e ampliar as fronteiras de distribuição. São diversas os exemplos que já temos em nosso país e nota-se a diferença estrutural entre os filmes com e sem co-produção. Essa alternativa é importante para o cinema brasileiro principalmente para os filmes autorais e os ditos "alternativos" que não são comerciais e encontram mais dificuldade de obter incentivos financeiros.
Dentre as co-produções realizadas no país, temos o exemplo do filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, que abriu o festival de Cannes em 2008 e melhorou a visibilidade da produtora e do diretor para o mundo. 

Outro filme mudialmente conhecido fruto de uma mega co-produção chama-se "Diários de motocicleta" produzido pela Argentina, Brasil, Chile,Reino Unido, Peru, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Cuba,  recebeu várias premiações e é também um exemplo que a "união faz a força".

Fonte: Wikipedia

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Matéria muito boa essa, e pertinente para mostrar como o país apoia a sétima arte assim como a cultura em geral. Prefere-se investir, o dinheiro público, no bolso próprio bolso invés de exercer seus mandatos em prol do povo e não no que realmente interessa, ou seja, representar o interesse dos eleitores e seus anseios. Necessita-se, portanto, de mais cultura, educação e saúde acima de tudo. Se queremos um país mais justo e mais "educado" devemos procurar a cada eleição expugar estas ervas daninhas e parasitas visando com isso procurar formar um país melhor. Parabens pela matéria...

Postar um comentário