sábado, 29 de fevereiro de 2020

ASFIXIA E PENSAMENTO UMA RESENHA DE JÁDSON SILVA



Finalmente vou postando por aqui algumas impressões sobre hqs de convidados do blog. Dessa vez, não serei eu a fazer à análise, mas temos o amigo Jadson fazendo. Aí esta sua analise!
 Finalmente, depois de ter me atrasado a ler, consegui dedicar a tarde de hoje para ler A Cidade Asfixiada, e então vim lhe dar minhas conclusões, e espero que com elas eu possa estar ajudando (como leitor) a compreender a visão de alguém sem muito conhecimento de quadrinhos, mas que adora ler. =)
OBS: Serei completamente honesto, então não se preocupe que não fingirei nenhuma resposta. Considere real de minha opinião tudo que aqui expressar. ^^

De início, verdadeiramente, adorei o quadrinho! Tanto em arte como em roteiro. Achei incrível como vocês conseguiram embasar bem, e tornar algo tão palpável. Toda a criação tecnológica, científica, cultural e mudanças sociais, além da adaptação da espécie ao meio. Achei muito bom mesmo! A arte do Rodrigo é impecável! Belíssima! Então, já estou aguardando o volume dois, pois vocês me deixaram querendo muitos mais volumes. kkkk.

Agora gostaria de entrar mais afundo, sobre pontos que acredito que seria bom eu falar minha opinião. Apesar de ter gostado do andamento das conversas, senti que do início do quadrinho até
a página 28, acho, o roteiro não estava tão envolvente, pois seguia basicamente pela narração do Daniel, isso facilitou a explicação de muitas coisas do mundo (ponto positivo), mas deixou um pouco desempolgante por se tratar de muita informação de maneira narrativa, e não como se fosse natural. Contudo, da página 28 adiante o negócio engatou a quinta macha e foi naturalmente fluindo de maneira muito boa, com diálogos bem bolados e detalhes do mundo bem diluídos na conversa. Aquele final poético do "será que ainda somos humanos", me tocou bastante. adorei! Inclusive, gostei muito da pegada de ter uma narração eletrônica sobre "como estava aquele dia" (sua atmosfera, política, qualidade do ar, etc.) que ocorre na história como se fosse um sistema que auxilia os habitantes, além de ser o segundo narrador por um tempo. parecia uma cena de filme sendo narrada. Desse modo passou muito do mundo de forma natural.

Imagino que vocês pretendiam pôr mais ação no quadrinho, no entanto, digo-lhe, na minha visão, que gostei dele do jeito que está. Mais ação pode ser bem
vindo, mas acredito que a pouca ação deu brecha para um embasamento bem mais profundo do mundo que vocês criaram, além do mais, histórias que se prendem em mais ação geralmente peca no roteiro ou na profundidade dos personagens e suas relações. Contudo, senti que esse quadrinho é apenas o primeiro volume de uma longa história. Senti como se ele fosse um episódio piloto, que nos revela um dedo do mundo mas que ainda haverão vários outros que completaram o corpo inteiro. Então, estou aguardando os próximos! O teor filosófico e crítico social tá dando um tempero a mais na história. =)

A impressão realmente não ficou muito boa. Possui alguns textos que dificulta levemente a leitura. Porém, eu tô ligado que foi o problema com o arquivo em PDF.

Obrigado pelo ótimo trabalho que tive o prazer de ler! Comprarei os próximos com certeza!
Um grande abraço, Renato! Parabéns pra você e pro Rodrigo! \o/

Resenha de Jádson Silva

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário