Depois de um ano muito produtivo cinematograficamente falando, ai vão os meus filmes favoritos esse ano, espero que não esqueça nada, se eu esquecer é porque o filme não foi tão marcante assim. Meu top 5 do cinema em 2011 (filmes que vi no cinema). Contando que alguns filmes importantes não estrearam no Brasil, ou não chegaram aos cinemas da nossa cidade, é o caso de "Árvore da vida" - Terrense Malick e "Pina" - Win Wenders, esse ultimo ainda consegui vê numa tela de 40 polegadas, mas ainda sonho em vê-lo em 3D.
Para esses filmes que vi em casa e ou no cinema, mas que ainda não estão no patamar de um top 5, criei uma lista geral, considerando que esse ano vi muito filme antigo, entre eles "O homem da câmera de filmar" - Dziga Vertov, o filme mais inspirador da minha vida, a lista é bem curta. Repito, que por falta de estreias nos cinemas de Natal, são poucos os filmes deste ano que tive acesso.
Há muito não me surpreendia tanto com o cinema, ano passado meu "premiado" foi para "Cisne Negro" - Darren Aronofsky seguido de "A origem" - Christopher Nolan, porém 2011 foi um ano de poucas produções importantes, de todo modo, as poucas serão ímpares na história do cinema.
Não preso as premiações de Oscar, Globo de Ouro, ou qualquer coisa assim, não confio nos critérios usados pela Academia de cinema americano, ao menos não para basear minhas preferências, assim como tenho critérios pessoais, outros também os têm, o que não serve de parâmetro pra ninguém. O que proponho com minha pequena lista é uma retrospectiva das produções interessantes para o cinema no geral, filmes que fizeram alguma diferença e que para quem já conhece e segue minhas dicas sabe que eles não foram mencionados em vão, se serve de alguma coisa. Sei lá.
Minhas lista de 5 melhores é claramente comporta de filmes de "Autor", o que também não é critério para mim de bons filmes, mas entre esses os melhores das carreiras brilhantes de cada um, o que mostra que o cinema pode se superar a pesar dos limites da tela.
TOP 5 - Cinema 2011
1. A pele que Habito - Pedro Almodóvar
2. Melancolia - Lars von Trier
3. Meia-noite em Paris - Woody Allen
4. O palhaço - Selton Melo
5. Pina - Win Wenders (documentário)
Lista - Filmes que eu vi esse ano em casa (porque não saiu nos cinemas de Natal) ou no cinema, não necessariamente desse ano.
2. Balada de amor e ódio (2010)
3. O mágico (2010)
4. Piratas do Caribe 4 (2011)
5. Exit Through the Gift Shop (2010)
6. Micmacs (2009)
7. Gigantes de aço (2011)
8. Cartas para Julieta (2010)
9. O turista (2010)
10. Capitães de Areia (2011)
Por fim, ponho minha reclamação com os cinemas da nossa cidade, que só passam filmes de grande público, desmerecendo os verdadeiros cinéfilos. Foi um desabafo na verdade, mas precisava ser registrado.
Xêru!