Esse não é o pais SÓ do futebol, mas vamos parar de mediocridade, existem outras coisas para nos orgulhar e devemos respeitar o adversário. A Alemanha é superior a nós, talvez a seleção mais competente da copa. Cabe, agora, olharmos para frente e continuar. Não deixamos de ser mais ou menos brasileiros por que a seleção perdeu "feio" nessa copa, mas conseguimos apesar dos pesares a fazê-la ser uma copa decente e mostrarmos que somos competentes como nação. Nada de criticas ou exageros, simplesmente há uma competição se se perde 1 ou de 10 perde-se e pronto, acabou, foi-se. Agora, temos problemas mais sérios do que esse passatempo.
Foi o que o partido da ética observou no jogo politico brasileiro onde o jogo limpo e claro é uma utopia e para concretizar seus plano observou que teria de percorrer o caminho obscuro e complicado da POLITICAGEM para conseguir os avanços sociais necessários. Isso os levou a pagar caro pela ousadia e tiveram de se sujar na lama politica que toma esse país. Arranjaram adversários na mídia, nas classes de senhores das senzalas, nos filhinhos mimados do STATUS QUO. Afinal, lugar de pobre é no lixão, sem escolaridade, educação, saúde, trabalho e dignidade.
Pagaram caro pela ousadia de repartir o bolo, os arautos do colonialismo, os cavaleiros do recalque preferem continuar usufruindo de suas fortunas do que ajudar a pobre a viver um pouco melhor e nisso consiste todo conflito e sentimentos que vimos e constatamos no nosso dia a dia. Perdemos o Jogo, mas batalhas maiores estão por vir e a hipocrisia e a ignorância de quem é pobre e acha que quem ganhar vai fazer melhor do que o atual governo é imensamente ingenuo. Simplesmente por que os atuais candidatos propostos para a dita MUDANÇA são os piores que já se viu nas últimas décadas e não espere nenhuma melhoria . Para mim quem vota tem uma responsabilidade imensa com o país e uma seleção ganhando ou perdendo um jogo é apenas um jogo, enquanto o voto errado mutila e provoca sofrimentos bem maiores e duradouros que ninguém se responsabiliza por elas. Somos covardes, miúdos como seres humanos e sempre agimos como criancinhas mimadas achando que haverá héroi para nos salvar. Aprendam tolinhos até os americanos inventores dos super héroi aprenderam que se a população não fizer nada não há nenhum héroi que o fará. Depende de nós estamos sozinhos nessa e temos de nos preparar para as próxima lutas que serão sem sobra de duvida mais definitivas e importante.
Considerando o que vem pela frente penso que devemos nos concentrar agora para fazer as escolhas melhores possível para o nosso melhor.
Agradecido a todos.
R.M.J